Passo a Passo de como renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação - CNH
by Roberto M.
A Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.), é um documento que tem validade, ou seja, precisa ser renovada de tempos em tempos.
As pessoas que têm entre 18 e 65 anos de idade precisam renová-la de 5 em 5 anos e as com mais de 65 a cada 3 anos.
É muito fácil fazer a renovação da CNH e nem é necessário a participação de um despachante. A própria pessoa faz todo o processo e economiza um bom dinheiro. Só paga as taxas obrigatórias: a do exame médico e a da expedição da carteira.

Mas para isso, é preciso saber fazer. Vamos então, dar aqui, um passo a passo de todo o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, para que se possa fazer tudo sozinho, sem ter que gastar mais do que o estritamente necessário.
O procedimento que eu vou mostrar serve para as renovações feitas na capital do estado de São Paulo, mas acredito que em outros lugares deva ser algo semelhante.
 
1- Primeiramente é necessário juntar alguns documentos:
- Original da CNH, devidamente registrada na capital de SP.
- Original mais uma cópia simples do RG (Carteira de Identidade).
- Original mais uma cópia simples do CPF ( Cadastro de Pessoa Física)
- Original mais cópia simples de um comprovante de residência, que poderá ser: extrato de banco, conta de luz, telefone, gás, IPTU. Serão aceitos em nome de filhos, pais ou cônjuge mediante comprovação (RG, Certidão de casamento ou nascimento).
 
Documentos para renovação da CNH

2- Até pouco tempo atrás, com esses documentos, bastava ir a uma clínica fazer o exame médico e depois levar tudo a um dos postos de atendimento, no dia que se quisesse, e a carteira ficava pronta no mesmo dia.
Só que os burocratas não ficam felizes se não complicarem um pouco a vida do pobre cidadão. Agora inventaram mais um passo.

3- Antes de qualquer coisa, acesse o site http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/, preencha um pré-cadastro com os dados pessoais e endereço. Siga os passos ditados pelo site e selecione uma data para comparecer à unidade de atendimento de sua preferência, com todos os documentos exigidos acima, que você juntou.
Nesse pré-cadastro será fornecido um número de protocolo.
Compareça ao posto escolhido no dia e hora marcados.
Chegue com 15 minutos de antecedência. Se chegar antes eles não te atendem.
Não atrase mais do que 15 minutos, pois se não, eles não atendem também.
Se não comparecer, somente depois de 7 dias poderá agendar uma nova data.
Aí, você fará o tal do exame biométrico, onde serão coletadas as impressões digitais dos dez dedos e será tirada a foto.

4- Feito o tal exame biométrico, dirija-se a uma clínica credenciada pelo DETRAN-SP para fazer o exame médico. Se o condutor exercer atividades remuneradas através de sua CNH, deverá também fazer o exame psicológico, caso contrário não é necessário (faz somente o exame médico).
Os exames médico e psicológico são realizados mediante pagamento de taxas na própria clínica credenciada. Esses valores são tabelados e valem para qualquer clínica desde que credenciadas pelo DETRAN-SP.
Veja os valores atuais para a taxa referente ao exame médico e ao exame psicológico na Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito.

 
Exame médico em clínica credenciada pelo Detran

5- Vá até uma agência bancária autorizada e pague a taxa referente à expedição da nova Carteira Nacional de Habilitação.
Veja o valor atual da taxa de expedição da CNH na Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito.
Os bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP são somente dois: O Banco Santander e o Banco do Brasil. Algumas das taxas do DETRAN (não todas) também são recebidas pelo Bradesco.
Na realidade, basta chegar ao caixa de um desses bancos, com o número do seu CPF e dizer que quer pagar a taxa para renovação da CNH. Você receberá um comprovante desse pagamento. 


Pagamento das taxas nos bancos autorizados pelo Detran

6- Após os pagamentos das taxas e da realização do exame médico volte ao posto de entrega para comprovar os pagamentos e receba um protocolo com a data em que você deverá retirar a sua CNH renovada.

7- O local onde você fará o exame biométrico, entregará a documentação e depois retirará a carteira, será definido, por você, na hora do pré-agendamento. Poderá ser no setor de renovação da CNH em um dos prédios do DETRAN-SP ou em um dos postos do Poupa-Tempo que tenha atendimento do DETRAN. Veja abaixo, os endereços desses locais.

  
Sede do Detran-SP na Av. do Estado

8- Se quiser, você terá a opção de fazer tudo no mesmo local, não precisando ir a outro lugar para fazer exame médico. Na capital existe médico no próprio posto de atendimento.

9- Você também tem a opção de receber a CNH em casa, pelo correio. Para isso terá que pagar uma taxa extra, que é a taxa de envio pelo correio.


Endereços:


1- Prédios do DETRAN-SP com Setor de Renovação da C.N.H.

DET-Centro:
Av. do Estado, 900 - próximo à estação Armênia do Metrô. 
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
DET-Sul:
Av. Interlagos, 2225 - dentro do Shopping Interlar – Interlagos.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.



DET-Leste:

Av. Aricanduva, 5555 - dentro do Autoshopping Aricanduva.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.


2- Postos do Poupa-Tempo da capital de SP com atendimento do DETRAN

Poupatempo Sé
Praça do Carmo, s/nº (próximo à Estação Sé do Metrô) 
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Poupatempo Itaquera

Av. do Contorno, 60 (ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô)
Horário de Antedimento: Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Poupatempo Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 176 / 258 (próximo ao Largo Treze de Maio e do Terminal Santo Amaro)
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas


Outros Postos do Poupatempo
 Acesse a lista completa de endereços e horário de funcionamento de todos os Postos fixos do Poupatempo.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário