Como fazer uma casa com R$ 6.000,00?

Pois então, quem souber por favor me diga como.
Começamos a edícula da casa  mais ou menos no dia  20 de setembro deste ano prevendo um gasto de mais ou menos 6.000,00 reais e com um tempo de no máximo 15 dias, período que nos foi informado pelo Sr.Luiz, um caboco  de 64 anos lá de Santa Bárbara – BA,( mas aparentando muito mais). Ele nos cobrou pela “empreitada” o valor de R$ 1.800,00 pilas para entregar uma pequena construção de 8,5 por 4,0 m contendo banheiro com cerâmica, fossa aceptica (bem convencional pois no local não existe sistema de esgoto e ainda não entendemos exatamente como é a construção de um bason). telhado de massaranduba com telha de barro, 2 portas e 2 janelas, totalmente rebocada e faltando apenas acabamentos. Perguntei sobre gastos de material e ele quis garantir que seria em média 2.500 reais mais uns 1.500 de acabamento. Nas minhas contas isso daria uns 6.000,00 reais aproximadamente, incluindo a mão de obra, mas hoje já fazem um mês e meio que tudo começou e ainda estamos na fase de colocar as telhas no telhado, ainda estamos rebocando, ainda vamos fazer a fossa, ainda não temos água e nem luz, já estamos pensando em começar a construir a cisterna pois sem água só nos resta a temporada de chuva, e ainda devemos 800, reais de mão de obra e já gastamos só de material muito mais que 6000,00 pilas e ainda tá faltando material à beça, fora acabamento.
Claro, se a casa não exigisse tanta pressa para ficar pronta, pois precisamos dela para iniciarmos a outra construção, a casa de fato. Poderíamos estar já construindo utilizando técnicas mais baratas, usando nossa própria mão de obra, re-utilizando materiais, pensando e analisando cada situação e não cometeríamos erros como iniciar a obra sem uma fonte de água para ser utilizada! Entre outras maluquices…hehehe
Enfim, essa é ainda a primeira parte de todo esse processo e posso dizer que aprendemos muito. E especialmente está servindo para entender todo o mecanismo do mundo da construção civil, das lojas de material de construção, madeireira, serviços de entrega, etc. Como mulher posso dizer que é um universo muito machista e encontrei pela frente algumas dificuldades como quando fui orçar um empreitada do muro e durante a conversa ao menor desentendimento o “pedreiro” passou a me ignorar e conversar diretamente com o ” homem” que me acompanhava, sendo que EU é quem o queria contratar!??! Coisas do mundo…
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário