Típica do período colonial, essa técnica construtiva pontuou a reforma desta casa em Trancoso, na Bahia,
conduzida pelo escritório Vida de Vila. “Os donos quiseram resgatar
elementos tradicionais”, justifica a arquiteta Daniela Oliveira. A
simplicidade rústica do método, baseado no entrelaçamento de madeiras
roliças e no preenchimento dos vãos com barro, é o atrativo desse
recurso, empregado tanto em paredes estruturais quanto em divisórias
internas e externas. A longevidade do anteparo se deve muito à qualidade
da argila. “Geralmente, utiliza-se o material da segunda camada do
solo, de 20 a 40 cm de profundidade”, informa a arquiteta. Depois de
pronta, é comum a divisória apresentar rachaduras – que, longe de ser um
defeito, lhe conferem charme artesanal. Se elas não agradarem, pode-se
tapá-las com barro acrescido de cimento ou cal.
1. Estrutura: utiliza varas de eucalipto de 2 a 4 cm
de diâmetro, com espaçamento de 15 cm entre elas. Inicialmente, uma
fleira das peças verticais é fxada na base. Depois, vêm as horizontais.
Por fm, repete-se a inserção das varas verticais, paralelamente às da
primeira leva, formando uma espécie de sanduíche.
2. Fixação: para atar as madeiras, usam-se pregos 15 x 18 (preferencialmente sem cabeça e galvanizados) ou amarração com fbras naturais.
3. Base: pedra ou blocos de concreto compõem a
fundação de 20 a 30 cm de altura, que evita a decomposição do barro pela
ação da umidade. “Ela pode ser dispensada em áreas internas”, enfatiza a
arquiteta.
4. Barro: testam-se amostras locais umedecendo-as com
água e formando pequenas bolas, que devem secar naturalmente ao longo de
um dia. Se aparecerem poucas rachaduras na massa, bom sinal: isso
indica a boa qualidade da matéria-prima. A mistura do barro com a água é
feita com os pés; já sua aplicação na trama, com as mãos, de uma só
vez.
Serviço (para uma divisória de 2 x 2 m)
- Varas de eucalipto 2-4: R$ 780
- Pregos galvanizados sem cabeça (15x18): R$ 38
- Mão de obra: R$ 300
TOTAL: R$ 1118
*Preços pesquisados em Trancoso, BA, em fevereiro de 2013
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